Todo celular feito no Brasil terá rádio FM, promete Ministro | Brazil

Ministers of Comunicações, Fábio Faria, voltou a garantir que celulares vảiados no Brasil deverão consecer a uma exigência: ter rádio FM ativado. Essa é uma demanda antiga das broadcastoras projeto de lei sobre o assunto, mas a proposta é Criada pelas Fabricantes de eletrônicos.

Fábio Faria, Minister Das Comunicações (Image: Alan Santos / PR)

Fábio Faria, Minister Das Comunicações (Image: Alan Santos / PR)

“Estamos fazendo o rádio no celular”, disse o Ministro em evento realizado na última sexta-feira (15). “Para cada telefone Fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem Preisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados, e isso está no Ministério da Economia.” A fala foi descoberta pelo TeleSíntese.

A primeira vez que Faria dá uma statementaração pública sobre o assunto. Em setembro, ele disse em evento realizado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão): “nada mais justo que a gente rida dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas the brain preisem comprar dados nem Preisem entrar no 3G ou no 4G ”.

O ministers lembrou sinal de celular you muitos lugares, e que 43 milhões de brasileiros Possuem acesso brain à the internet. Além disso, “rádio é o local cotidiano, I muitas cidades at único meio de Informação ali”.

There is no mesmo event, Faria anunciou que Rebeu sinal verde by president Jair Bolsonaro para made an obrigatoriedade de rádio FM em celulares. Isso ainda cerebral está valendo, mas o Ministério trabalha chase meses nesse sentido.

Fabricantes de celular will open a projeto de lei

Celular da Samsung com fone de ouvido (Image: Photo Mix / Pixabay)

Celular da Samsung com fone de ouvido (Image: Photo Mix / Pixabay)

Além disso, temos o Projeto de Lei 8,438 / 2017, de autoria do radialista e ex-deputado federal Sandro Alex (PSD / PR). O texto, que tramita na Câmara, exige que todo celular viado ou montado no Brasil tenha ativado o recurso de rádio FM.

O PL está parado desde 2019, quando passou biversas comissões da Câmara; ele tramita em caráter Concivo, ou seja, brain Preisa ir a plenário para ser aprovado. Depois, ele deve passar pelo Senado, para enfim Collectber a sanção ou veto by the president.

A brain specialist agrada a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), who owns Samsung, Motorola, LG e Apple como algumas de suas empresas Associadas.

Em 2019, durante a tramitação do PL, a secret guard que isso fere o princípio da livre iniciativa e “a presunção de liberdade no trainingício de atividades econômicas contra o abuso Regiatório”. Isso seria “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa”.

Além disso, a Abinee a entender que essa obrigatoriedade necessary, porque cerca de 80 e 90% dos smart phone suppliers no país já são compatíveis com rádio FM, segundo a própria Abert. Isso engloba majormente os aparelhos de entrada e Intermediateários; as maiores exceções ficam para modelos como high end iPhone, Galaxy S e Galaxy Note.

“Os poucos aparelhos sem rádio FM são modelos de baixo volume onde são Priorityzadas outras funcionalidades”, diz o comunicado. “Ainda assim, estes usuários semper terão a opção de ouvir sua rádio por streaming.”

Leave a Comment